Quem Somos

A Fundação Alberto Canedo, instituída por Alberto Ferreira Canedo, é uma instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos e sem cariz político, religioso ou filosófico, com ação em todo o território nacional, mas com especial incidência na região Norte do país.

Fim

A Fundação tem como fim a prevenção e a erradicação da pobreza, prestando apoio, assistência e proteção a pessoas sem meios de subsistência, por motivos de pobreza, doença, velhice, invalidez, deslocação, orfandade, ou outras situações que causem falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho, bem como o apoio e a promoção da integração social e comunitária através de ações de carácter filantrópico, que despertem a atenção e reúnam vontades na luta contra a exclusão social, podendo ainda desenvolver ações que visem a promoção e a proteção da saúde e a prevenção e o controlo da doença, ou destinadas a fomentar a educação e a formação profissional dos cidadãos e a promover o apoio humanitário.

Visão

Considerando a responsabilidade para com o outro um privilégio e assumindo ocompromisso de minorar o seu sofrimento, restaurar a dignidade da pessoa humana, através da luta contra as situações de carência e de exclusão dos indivíduos e das famílias.

Declaração de Missão

Prestar apoio e assistência, por todos os meios disponíveis, a pessoas sem meios desubsistência, por motivos de pobreza, doença, velhice, deslocação, orfandade, ou outro, e despertar a atenção e reunir vontades na luta contra a exclusão social.

Responsabilidade para com o outro.

Compromisso com os fins.

Excelência no trabalho.

Independência na ação.

Divisa

Virtude no labor, responsabilidade na dádiva.

Logotipo

Para além da alusão imediata à região do Porto e ao rio Douro, a imagem estilizada invoca a ponte como símbolo da união entre as pessoas, enquanto a água simboliza o elemento mais básico para a subsistência humana. A solidariedade na assistência à pessoa humana em dificuldade e carência – eis a razão de existir da Fundação.